PRIMEIROS PASSOS NA ÁUSTRIA

Ao chegar num país novo, tudo parece ser complicado e diferente, por isso colocamos aqui os primeiros passos para começar sua vida na Áustria. 

Encontraram um lugar para morar? Então, agora é cuidar da parte burocrática: 

1) Registrar-se no distrito que irá morar

Todo cidadão tem que se registar no distrito que irá morar. Isso se chama "Medelzettel" e é a primeira coisa a se fazer, pois sem esse registro não será possível abrir uma conta no banco, matricular-se na faculdade ou colocar as crianças nas escolas, fazer a tradução da carteira de motorista e aplicar para qualquer benefício. 

Cada distrito tem um lugar específico, portanto é importante ver no link da cidade de Viena para achar o endereço correto. https://www.wien.gv.at/verwaltung/meldeservice/stellen.html

*Para o registro é necessário o passaporte, o formulário preenchido e a assinatura do proprietário ou locador do imóvel. 

2) Matricular sua criança num jardim de infância

A cidade de Viena tem um grande problema com vagas de jardim de infâncias, deixando assim muitos pais frustrados. Algumas opções são os jardim de infância semi-privados, onde a chance de conseguir uma vaga é maior do que a pública. 

Algumas semi-privadas são: Kinder in Wien, Kinder Freunde (de 1 à 6 anos)

Públicas do Stadt Wien: de 3 à 6 anos

Existem também, as particulares que atendem línguas estrangeiras como o francês, espanhol, japonês, etc. 

Para conseguir uma vaga em um jardim de infância do governo, os pais terão que requerer a vaga em Outubro ou Novembro do ano anterior. A vaga será para Setembro, sendo assim necessário se programar 1 ano antes. 

 

O magistério para o cadastro se chama MA10 e cada distrito tem um endereço de Magistério para fazer a matrícula (site somente em alemão: https://www.wien.gv.at/kontakte/ma10/)

Um site de busca que poderá ajudar a encontrar um jardim de infância, porém escrito somente em alemão https://www.kinderdrehscheibe.at 

3) Matricular sua criança numa escola pública

Depois de pesquisar qual escola o seu filho ou filha irá frequentar, marcar um horário para ir conhecer a escola e pedir as informações de como proceder com a matrícula. 

 

 

4) Abrir uma conta no banco

Alguns bancos conhecidos na Áustria são:

- Erste Bank Sparkasse 

- Austria Bank

- Raffeisenbank 

- Bawag P.S.K

- outros 

Para abrir uma conta será necessário os seguintes documentos:

- passaporte

- cartão de residência

- medelzettel

- confirmação de trabalho 

- carteira de estudante (para abrir uma conta de estudante)

5) Carteira de Motorista

Para traduzir a carteira de motorista será necessário os seguintes documentos:

- passaporte original e 1 cópia

- cartão de residência original e 1 cópia

- medelzettel original e 1 cópia

- 1 foto 35mm x 45mm

- carteira de motorista traduzida + 2 cópias

- exame médico 

- formulário preenchido e assinado 

Depois de ter todos os documentos, ir até o "Detran" e dar entrada na tradução. Existe uma nova lei que é somente possível fazer o teste prático através de uma auto-escola e por isso será necessário encontrar uma para poder fazer o processo. Em cada distrito, existem várias e algumas não falam inglês, sendo assim mais difícil fazer esse processo.

6) Transporte Público

Alguns lugares na Áustria, como Viena, o transporte público é muito conveniente e fácil de se usar, além de economizar bastante com as despesas de ter um carro. 

O ticket anual custa 35 euros por mês e dá o direito de usar ônibus, bondes, metrôs e trens na área de Viena. Pode-se optar em pagar anualmente ou mensalmente saindo direto da sua conta corrente. Para fazer o cartão anual é só entrar no site do Wiener Linien (https://shop.wienerlinien.at/abo_online.php) e preencher os dados, fazer o upload da foto, colocar os dados bancários e pronto! O cartão será mandado diretamente para sua casa pelo correio. 

*A Brazil Network oferece apoio em toda essa parte burocrática como abrir conta no banco, fazer tradução da carteira de motorista, assim como em outras partes como acompanhamento nas escolas, médicos, etc em Viena. Para saber mais, escreva um email para: info@brazilnetwork.eu

-

 ©2019 Brazil Network 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now